Missão Humanitária na Guiné Bissau em Janeiro de 2018

Fev 17, 2018
admin


No mês de janeiro de 2018 uma equipa de voluntários da MSH esteve na Guiné Bissau a implementar um projeto que visou dar resposta, no possível, a algumas lacunas de material em  alguns equipamentos hospitalares designadamente nos hospitais de Catió e na unidade de Buba.

Durante duas semanas  executaram-se um conjunto de tarefas, começando pelo desalfandegamento de um contentor com os donativos de particulares e empresários da região norte de Portugal. Foi feita a descarga, transporte e montagem dos equipamentos nos hospitais, nomeadamente de marquesas de parto, camas, berços, colchões hospitalares, cadeiras de rodas, canadianas (não havia canadianas nos hospitais), mesas de apoio, candeeiros de observação, cadeirões, suporte de soros, batas de bloco, lençóis de cama, luvas, kits de parto, clamps umbilicais, dopplers fetais, máscaras cirúrgicas, frigoríficos, computadores portáteis e bens consumíveis.

Todo o material ficou em utilização nos locais de destino  pretendendo-se manter o acompanhamento das necessidade destas unidades de modo a  podermos direcionar a ajuda. Que possamos mobilizar.

A realidade local consegue impactar-nos por mais informados que estejamos. Surgem  dilemas, necessidades e situações improváveis. Por isso foi com muita satisfação que verificámos que este conjunto de donativos constituído por material novo, adquirido especificamente para este fim, veio qualificar e minimizar falhas daquelas unidades que contam localmente com responsáveis muito envolvidos no sucesso das suas  unidades, bem como de todos gestores, pessoal técnico e administrativo, que são heróis no século XXI pela dedicação ao seu povo.

Deixe um comentário

UA-3427335-2